segunda-feira, 27 de junho de 2011

EMOÇÕES

Olá,  vamos falar de emoções? São tantas....como diz Roberto Carlos!
Por isso vou dividir em algumas etapas esse assunto de emoções e os óleos essenciais. Como sabemos que as emoções são sempre o gatilho para nossos problemas físicos mais comuns, porque não estuda-las, sentí-las um pouco mais e aprender como aliviar, amenizar seus efeitos?! Os textos das minhas próximas postagens, são extraídos do livro da Shirley Price, Aromaterapia e as Emoções.
Embora ninguém precise de ajuda para apreciar emoções positivas, como a de felicidade, alegria, estas poderão ser promovidas, intensificadas ou prolongadas com o uso dos óleos essenciais. Quanto às emoções destrutivas, elas nunca são estimuladas pelos óleos essenciais porque lhes fazem oposição, de maneira a desencorajá-las, diminuí-las e até mesmo anulá-las completamente. Os óleos essenciais podem portanto representar um papel importante na liberação ou no alívio das emoções destrutivas, do mesmo modo que os pensamentos positivos auxiliam a prevenir a recorrência delas.
Vou relacionar algumas emoções positivas  e os sentimentos que lhes são opostos. Vamos começar pela   confiança, bravura, coragem – medo, apreensão, temor, desalento, pavor.
Os óleos que melhor se aplicam devem ser calmantes e suavizantes, estimulantes para a mente, amenizem os espasmos, diminuam o ritmo cardíaco, atuem como um tônico que fortaleça o coração, reduzam a pressão sanguínea, sejam tônicos para o sistema respiratório, estimulem a digestão e também o fígado, fortaleçam os rins, aliviem a náusea, combatam a diarreia e sejam analgésicos.
Neste grupo, podemos indicar: manjericão, melissa, manjerona, bergamota, lavanda, alecrim, ylang-ylang.

terça-feira, 14 de junho de 2011

AVC - alívio com óleos essenciais e entendimento


AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Essa foi uma sigla que me assombrou por alguns anos.  Minha mãe sofreu um AVC e na época, eu não pensava muito em metafísica, mas apenas nas causas “ físicas”:  cigarro e açúcar – combinação fatal.  Com o passar dos anos, fui tentando entender os comportamentos que poderiam estar associados a ele, e descobri que além do açúcar, do cigarro, algumas situações e comportamentos, sentimentos, ajudaram no processo.
No livro Metafísica da Saúde-Vol.2 do Valcapelli e Gasparetto, encontrei o seguinte:
“ Metafisicamente, a pessoa perde seu referencial de vida e fica sem diretrizes para conduzir sua trajetória da existência. Isso pode acontecer com uma pessoa que ocupa uma posição de destaque numa empresa ou na sociedade. Ela não sabe viver de outra forma que não seja no comando da situação. Trata-se de alguém que se mobiliza de maneira exagerada, sem reconhecer sua condição interna. Não sabe viver para si, torna-se dependente das condições externas. Aparentemente é alguém que domina, mas na verdade, é dominado pelos afazeres, submisso aos negócios e depende dos outros para poder coordená-los. Adota uma conduta exemplar, não admite nenhum deslize perante os outros. Quer ser o exemplo para poder continuar liderando... Ao se deparar com a perda do poder, não consegue redirecionar seus objetivos e dedicar-se a outras áreas da vida. Alguém nessas condições, quando vê seu poder reduzido a nada, perde as coordenadas da sua própria existência. O abalo é tão grande que pode provocar o AVC, deixando seqüelas de atrofias físicas; quando não compromete sua própria vida.
Outra condição que pode causar AVC, infarto cerebral ou  derrame, é quando pessoas delegam seu poder a alguém que julgam ter muitos atributos. Elas passam a viver em função de um ídolo. Tem nele o referencial do que é certo e errado. Sufocam sua essência e se tornam dependentes do outro. Caso venham a se decepcionar com o mito, conhecendo a outra face daquele que lhes serviu de modelo, ficam tão desorientados que perdem completamente o sentido da vida. Não tem mais em quem se espelhar, nem sabem olhar para si e conduzir-se pelo próprio senso.”
Bem, e como fazer , vocês devem estar se perguntando. Depois de instalado o problema, temos que  amenizar os efeitos. Na medida do possível, ajudar a pessoa a entender o seu processo. Neste caso, além da fisioterapia e dos remédios, entendo hoje, que o acompanhamento de um bom psicólogo é muito importante não só para o entendimento da “ doença” mas também para a “ reconstrução” do emocional. Além dos remédios que são necessários dependendo de cada caso, podemos ajudar  também com aromaterapia.
Neste caso, indica-se um gel de alecrim QT1, limão e cipreste antes da fisioterapia. A mesma  sinergia pode ser utilizada num vaporizador quente, por uma hora e meia na parte da manhã.
Vale a pena lembrar que tudo na vida é passageiro – apenas o nosso espírito é eterno.

sábado, 11 de junho de 2011

UM DIA ESPECIAL

Bem, depois de uma semana fora do ar ...voltei! E estou, agora, às vésperas de um dia especial: o Dia dos Namorados. E hoje não vou falar de aromaterapia, tratamentos, vou falar de Amor e trazer um texto para todos pensarem, analisarem e quem sabe, repensarem em seus relacionamentos  - nenhum dia é tão especial como este para essa análise,
O texto a seguir, vem do livro Poder Sem Limites de Anthony Robins....
Amor para a maioria de nós, é uma experiencia maravilhosa, etérea, quase mística. Ele é constituído por conjuntos específicos de ações ou estímulos, quando são percebidos ou representados de certas maneiras. Como você se apaixona? Um dos ingredientes perceptivos de se apaixonar é associar todas as coisas que ama em alguém e desassociá-lo das coisas de que não gosta. Apaixonar-se pode ser uma sensação muito inebriante, desorientadora.
represO que arruína os relacionamentos? Existem, claro, muitos fatores. Um deles pode ser que, em primeiro lugar, voce nao mais associe as coisas que o atraem à pessoa. Voce pode de repente fazer uma cena, porque o seu companheiro deixou a pasta de dentes destampada, ou porque espalha as coisas pela casa. Talvez ele não lhe escreva mais bilhetes amorosos, ou possivelmente, ela se lembra do que ele disse no calor de uma discussão e escuta esse diálogo repetir-se com frequencia em sua cabeça. Ela não se lembra da maneira gentil como ele a tocou nesse dia, ou as coisas especiais que disse na semana anterior, ou o que fez para ela no aniversário deles. E os exemplos se seguem.... Não há nada de errado em fazer isso, só que esse tipo de representações, não fortalecerá o relacionamento.... E se no momento da discussão, você lembrar da primeira vez que se beijaram ou ficaram de mãos dadas, de uma ocasião quando a pessoa que você ama fez alguma coisa muito especial para você, e imaginar aquela cena novamente de forma brilhante ? Se ao invés de reclamar, brigar você se lembrar apenas dos momentos bons, será que o seu tratamento não mudará? E ao mudar, não provocará uma mudança também?
Eu gostei muito dessa reflexão e acho que se aplica a todos, pois não existem relacionamentos que não tenham suas tensões ou momentos difíceis. Mas se soubermos valorizar mais os bons momentos ao invés de dar ênfase às diferenças e discussões, nossas vidas serão mais felizes!
Por isso, nesse dia especial, vamos amar, repensar, reconquistar, sonhar....todos merecem!!!!
E porque não cantar um trecho da Paula Fernandes, ao seu par? " Eu quero ser prá você, a lua iluminando o Sol..."
Um feliz dia dos namorados a todos!