terça-feira, 31 de maio de 2011

PSORÍASE- COPAÍBA


Continuando no assunto Psoríase, vou trazer um pouco sobre a Copaíba.
As copaíbas são árvores nativas da região tropical da América Latina e também da África Ocidental. Na AL são encontradas espécies na região que se estende do México ao norte da Argentina.  Das 72 espécies catalogadas, 16 só são encontradas no Brasil. Elas são árvores de crescimento lento e podem chegar até 40 metros de altura, podendo viver até 400 anos. O tronco é áspero, de coloração escura e podendo chegar a 4 metros de diâmetro. As folhas são alternadas, pecioladas e penuladas. Os frutos contém uma semente ovóide envolvida por um arilo abundante e colorido. As flores são pequenas, apétalas, hermadroditas e arranjadas em panículos axilares. O óleo da copaíba é na realidade um óleo-resina. É chamado erroneamente de bálsamo de copaíba, apesar de não ser um bálsamo verdadeiro. O óleo é encontrado em canais secretores localizados em todas as partes da árvore. Antigamente se obtinha o óleo através de cortes a machado no tronco, o que inutilizava a árvore. A incisão em V, colocando-se vasos para receber o óleo também não era um método apropriado, pois era feito indiscriminadamente, provocando a morte da árvore por esgotamneto.  A única prática não agressiva é aquela realizada através de uma incisão com um trado . Terminada a coleta, o orifício é fechado com argila para impedir a infestação da árvore por fungos ou cupins. A argila pode ser facilmente retirada, permitindo que se façam novas coletas no mesmo tronco, obtendo-se óleo em quantidade igual à da primeira retirada.  Cada coleta pode gerar até 40 litros de óleo por ano. Infelizmente, o desmatamento da região Amazonica vem transformando o óleo de copaíba em sub-produto da indústria madeireira e o óleo hoje obtido, é através do processo de extração total, com a derrubada da árvore!!!
Fazem tudo isso e assim mesmo, na região Amazonica, destaca-se a copaíba como a planta medicinal mais utilizada e conhecida da população.
Os índios a utilizavam também como planta para limpeza energética, após as batalhas. Conta-se que após as lutas, os guerreiros ao voltarem para as tribos, passavam por uma " defumação" (deitavam-se em uma cama de folhas sobre um estrado com copaíba que era queimada) para retirar os espíritos daqueles que foram abatidos.
Entre as propriedades medicinais dos óleos de copaíba estão: antiinflamatória, analgésica, repelente de insetos, antimicrobiana e antibacteriana. Estudos demonstraram propriedades cicatrizantes de feridas e úlceras, e hoje, uma das áreas em que se vem pesquisando intensamente a utilização do óleo de copaíba é a odontológica. O óleo também é utilizado pela indústria de cosméticos, por suas propriedades emolientes, bactericida, e antiinflamatório, na manufatura de sabonetes, cremes e espumas de banho, xampus, cremes condicionadores, loções hidratantes e capilares, para amaciar o cabelo.
Curiosidades: alguns fazendeiros do sul do Pará, derramam o óleo de copaíba pelo chão próximo aos coxos de sal. Quando o gado se aproxima para comer o sal, pisa no óleo deixando suas patas encharcadas, evitando a infecção aftosa. Em outros lugares, o óleo de copaíba é utilizado como desodorante natural.
(texto extraído do curso de Aromatologia do Prof. Fabian Laszlo).

domingo, 29 de maio de 2011

DICAS

Nestes 4 dias de evento lá no SESC, troquei informações muito interessantes com todos os participantes e alguns me pediram que postasse parte das dicas.
Então vamos lá:
- para rinite, sinusite: fazer uma infusão com orégano e em seguida, inalar. O orégano é excelente como coadjuvante nestes processos e nas gripes e resfriados. Já fiz o teste em casa e posso dizer que funciona mesmo.
- outra ajuda importante em rinites alérgicas, especialmente as de piscina (por causa do cloro), é fazer o que as nossas avós faziam: água morna com sal. Como é bem chato fazer isso, existe um ajudante utilizado na India que se chama Lota. Eu só encontrei esse " aparelho" através da Internet, de um representante em Campinas. Digite lota no google.....Ele é fácil de utilizar e resolve mesmo, de forma muito natural.
- quando se acorda muito cansado, e com um dia bem pesado pela frente, o ideal é tomar o banho e em seguida, se esfregar com manjericão e hortelã. É isso mesmo....se esfregar....eu normalmente faço um sachezinho com algum tecido de algodão ou uma gase, coloco um pouco de aveia, folhas de hortelã e manjericão que tenho em vasinhos na janela e, logo que termino de me enxaguar, molho esse sachezinho e esfrego pelo corpo. Acorda de imediato, e dá uma sensação de vitalidade imediata!

Então por hoje, é isso.....

quinta-feira, 26 de maio de 2011

FALANDO DE INVERNO

Pessoal, ontem no Dia do Desafio, falei bastante sobre o Inverno e o que fazer para melhorar a nossa disposição e nossa resistência a essa época linda, necessária para a natureza, mas que nos castiga um pouco.
Então, lembrando um pouco vamos lá para as dicas :
- escalda-pés com ervas aromáticas, um pouco de canela - aquece e ajuda na circulação dos pés, que nessa época fica um pouco mais comprometida
- chá de gengibre....não é quentão! é chá!!!!! ajuda a aquecer internamente, faz bem para o estomago, garganta e ajuda em todos os processos de dores nas " juntas"....
- na medicina Ayurvédica, se diz que no inverno não se deve comer coisas geladas - então, ao invés de saladas muito frescas, usem e abusem de legumes que também têm vitaminas, fibras e não são tão frios.....
e bom inverno!

DIA DO DESAFIO !!!!!!!

Desculpem mas hoje eu tenho que usar este espaço para comentar o que foi o Dia do Desafio e para agradecer.
Vocês devem ter visto e ouvido falar sobre o Dia do Desafio, que o SESC organizou. Esse é um dia mundial e pelo menos aqui em São Paulo, pelo que eu ví, foi levado muito a sério. Todas as unidades do SESC participaram com atividades dentro e fora de suas sedes. E eu fui uma das privilegiadas convidadas a contribuir para esse dia.Na realidade, eu tenho que dizer obrigada à Carla, minha professora e grande amiga, que foi convidada originalmente e acabou me indicando .
A minha atividade era Aromaterapia e relaxamento. Nem posso descrever como foi legal poder levar a Aromaterapia para tantas pessoas ao mesmo tempo, e mostrar que Aromaterapia não é apenas um cheirinho bom.
O público presente foi bárbaro e eu quero deixar aqui registrado o meu agradecimento pela receptividade de todos os participantes e ao pessoal do SESC que me convidou e me auxiliou. É uma equipe jovem, disposta e engajada!  E o meu último agradecimento vai ao meu companheirão, amigo de todas as horas, meu marido, que me ajudou com os travesseirinhos de macela, com os escalda-pés, mas acima de tudo, com o seu incentivo, a sua presença e o seu carinho. Não poderia pedir nada mais aos Anjos do Céu!
A todos que participaram e que com certeza vão entrar no meu blog para ver as dicas que falamos, vai um recadinho: deixem suas postagens sobre dúvidas e assuntos que gostariam de ler, ou então, enviem um e-mail que estou à disposição!
Um abraço a todos!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PSORÍASE - OLÍBANO

Ainda falando sobre Psoríase, outro óleo indicado é o olíbano.

Ele é muito conhecido na aromaterapia, dado ao seu uso há séculos no oriente. Sua resina é uma substância de defumação nos templos e em casas. Possui um efeito introspectivo e relaxante, que facilita a meditação. É considerado um óleo purificante. Há referencias de agir estimulando a glandula pineal, podendo ser útil em estados depressivos. Auxilia no tratamento de depressão nervosa. É um óleo que restitui a vontade de viver, liberando raiva, mágoas, dificuldade de perdoar. Bom para quem tem sensação de falta de realização.
Existem varidades diferentes de olíbanos, sendo os de origem africana, os melhores. O óleo de olíbano possui efeito oxigenante celular e potencial anti-radicais livres. É eficaz no tratamento de doenças onde a imunologia possa estar compometida, tendo também potencial atividade antibiótica e antifúngica.
O ácido boswélico presente no óleo, mostrou eficaz ação antiinflamatória e no tratamento ayurvédico é utilizado para artrite reumatóide, colite cronica, colite ulcerativa, síndrome de Chron, asma bronquica . Em testes na Alemanha, comprovou-se a eficácia do olíbano para tratamento de osteoartrite e condições degenerativas.

ÓLEO DE CÁRTAMO


Emagrecimento, redução do colesterol, ação antioxidante, aumento de energia, aumento da imunidade, definição muscular, ajuda o organismo na contínua produção de substâncias antiinflamatórias, regularização do nível de colesterol LDL e triglicérideos.
O cártamo (carthamus tinctorius L. é uma planta de origem asiática.
De sua semente é extraido o óleo de cártamo, muito apreciado no oriente devido a sua composição apresentar ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados tais como ácido linoléico (ômega 6) e ácido oléico (ômega 9).
Os efeitos benéficos do consumo de óleo do cártamo mais estudados atualmente são redução do peso corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, redução da aterosclerose, prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 2, potencialização da mineralização óssea, modulação do sistema
imune, efeito antitrombogênico, inibição de células cancerosas, diminuição das concentrações de colesterol LDL e glicose no sangue.
Na redução da gordura corporal, o óleo do cártamo age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL) - que estocam a gordura - e estimulando a ação das enzimas lipolíticas - que queimam a gordura. Em resumo, a LPL transfere a gordura da corrente sanguínea para o interior das células que armazenam a gordura corporal.
Quanto maior e mais intensa a atividade da LPL, maior o volume de gordura estacionado no corpo. Com o bloqueio da ação da LPL o organismo passa a utilizar o estoque de gordura como fonte de energia para a atividade muscular.
O óleo produzido através do processamento das sementes de cártamo também é rico em vitamina E, um potente antioxidante que previne o dano celular no organismo da formação do câncer e aterosclerose.
Ao contrário da vitamina E sintética presente nos suplementos alimentares, os tocoferóis da vitamina E presentes no óleo de cártamo tem uma ação muito mais intensa contra os danos que os radicais livres provocam nas células. A vitamina E ajuda a defender as membranas celulares do corpo contra o estresse oxidativo, para a manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico.
Contém quantidades generosas de ácido linoléico, Omega 6. Nosso corpo não é capaz de produzi-lo, temos que obtê-lo através dos alimentos. Fundamental para a constituição e o bom funcionamento das membranas celulares, esta envolvido na síntese de sinalizadores moleculares conhecidos como eicosanóides.
A quantidade recomendada para ingestão do óleo diariamente; é de três colheres de chá, antes das refeições.Se você se interessar e quiser adquirir o óleo de cártamo, escreva-me: rearomas@hotmail.com .

sábado, 7 de maio de 2011

RINITE

Recebí de um grupo de estudos o artigo abaixo, que acho válido compartilhar com todos:
O que é Rinite Alérgica?

“Rinite alérgica” é a expressão médica usada para designar os sintomas nasais causados por alergias a diversas partículas que circulam pelo ar. Esse quadro clínico tanto pode manifestar-se como um incômodo ocasional quanto como um problema grave, a ponto de interferir em quase todos os aspectos da vida cotidiana. Se os sintomas da rinite aparecerem na primavera, é possível que você seja portador de uma alergia sazonal, também conhecida como febre do feno, desencadeada pelo pólen das plantas. Se você tem sintomas o ano todo – as chamadas alergias perenes – os culpados mais prováveis são os ácaros da poeira doméstica, os fungos ou os pêlos de animais. É possível que você seja alérgico a uma ou mais dessas substâncias. Independentemente do tipo de alergia, os sintomas da rinite são os mesmos. Pessoas que sofrem de rinite alérgica podem apresentar menos resistência a resfriados, gripes, sinusites e outras mazelas respiratórias.

Causas da Rinite Alérgica
A rinite é causada quando bactérias, vírus ou outras substâncias entram em contato com o organismo, o sistema imunológico prepara-se para destruir os microrganismos que causam a doença, mas ignora partículas inócuas, como o pólen. Entretanto, em algumas pessoas, ele não consegue distinguir as substâncias ameaçadoras das benignas. Em decorrência disso, partículas inócuas podem desencadear, na área onde o elemento irritante penetrou (nariz, garganta ou olhos), a liberação de histamina, uma substância de ocorrência natural, e de outros compostos inflamatórios.
Ninguém sabe por que o sistema imunológico apresenta esse tipo de reação exagerada, mas alguns especialistas acreditam que a má nutrição e os poluentes presentes no ar possam enfraquecer as defesas imunológicas. Em algumas famílias, a rinite alérgica também é hereditária.

Sintomas da Rinite Alérgica
Os sintomas da rinite alérgica são claros e característicos:
• Vermelhidão ou intumescência dos olhos, às vezes com círculos escuros à sua volta.
• Espirros.
• Congestão nasal.
• Corrimento claro pelo nariz.
• Garganta irritada.
• Cansaço.

Quando procurar um médico alergista ou otorrino?
• Se você apresentar espirros ou dificuldades respiratórias – eles podem ser sinal de um acesso de asma, que exige tratamento imediato.
• Se você tiver febre ou dor de cabeça que piore quando a inclina para frente
• Se o catarro estiver verde ou amarelo – ambos podem indicar sinusite.
• Se os sintomas de alergia interferirem em suas atividades diárias, e os suplementos naturais não ajudarem.

Lembrete: Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de tomar suplementos.

Remédios Naturais: como os suplementos podem ajudar no tratamento da rinite

Nas alergias sazonais, tome todos os suplementos sugeridos na Tabela de Recomendações desde o início da primavera. No lugar de medicamentos vendidos com ou sem prescrição médica, tente a quercetina. Enquanto outras drogas simplesmente bloqueiam o efeito da histamina, esse flavonóide inibe sua liberação – sem qualquer efeito colateral. A associação com a urtiga ajuda a combater espirros, coceiras e o intumescimento das vias nasais.
A vitamina A e a vitamina C reforçam o sistema imunológico; a vitamina C, o principal antioxidante nas células das vias respiratórias, também pode ter efeitos antiinflamatórios e anti-histamínicos. O ácido pantotênico, uma das vitaminas do complexo B, possivelmente reduz a congestão nasal.
Você pode optar por tomar os três nutrientes juntos durante o período do ano que desencadear mais crises, mesmo que use medicamentos tradicionais para aliviar sintomas específicos.
Nos casos graves de febre do feno, a ephedra (Ma huang) pode ajudar a abrir as vias respiratórias. Você pode usar ephedra com quercetina e urtiga, mas não com anti-histamínicos e descongestionantes prescritos pelo médico.

Cuidados essenciais no tratamento da rinite
• Fique em casa, com as janelas fechadas, quando o nível de poluição estiver muito alto. Use ar-condicionado, inclusive no carro, e limpe o filtro regularmente.
Elimine carpetes e use nos móveis capas laváveis. Envolva colchões e travesseiros com protetores antialérgicos e lave a roupa de cama semanalmente em água bem quente. Os ácaros da poeira acumulam-se nesses locais.
• Mantenha os locais úmidos limpos, para prevenir o crescimento de fungos.

Cuidados especiais na hora de lavar as roupas
A lavagem da roupa de cama em água bem quente (90ºC) elimina os ácaros da poeira que se acumulam e desencadeiam reações alérgicas e pioram muito os sintomas da rinite, mas essa temperatura pode estragar o tecido. Segundo um estudo australiano, o acréscimo de óleo de eucalipto a uma lavagem em água morna tem o mesmo efeito.
Misture 50 ml do óleo a 30 ml de detergente do tipo usado em lavagem de louça (caso contrário, o óleo se separará da água). Na lavadora, faça uma pré-lavagem da roupa de cama nessa mistura por meia hora; em seguida, acrescente o sabão que você usa sempre e conclua normalmente o ciclo de lavagem.
Dicas sobre rinite

• Algumas plantas são anti-histamínicos naturais. Tente chás de anis, gengibre ou hortelã puros ou misturados entre si. O gengibre e a hortelã também podem ter efeito descongestionante. Beba até quatro xícaras por dia, se necessário, para reduzir os sintomas.
• Flores de jardim dificilmente causam alergias, pois seus pólens, pesados demais para serem transportados apenas pelo ar, precisam ser transportados por abelhas e outros insetos

TABELA DE SUPLEMENTOS
Quercetina
Dosagem: 500 mg, duas vezes ao dia.
Comentários: Tome 20 minutos antes das refeições; muitas vezes é comercializada associada à vitamina C.
Urtiga
Dosagem: 250 mg, 3 vezes ao dia, com o estômago vazio.
Comentários: Padronizada para conter, no mínimo, 1% de sílica vegetal.
Vitamina A
Dosagem: 10.000 UI diárias.
Comentários: Grávidas ou mulheres que estão pretendendo engravidar não devem ultrapassar 5.000 UI por dia.
Vitamina C
Dosagem: 1.000 mg ao dia.
Comentários: Reduza a dose se surgir diarréia.
Ácido pantotênico
Dosagem: 500 mg, 2 vezes ao dia.
Comentários: Tome às refeições.
Ephedra
Dosagem: 130 mg do extrato padronizado.
Comentários: Pode causar insônia. Não use se você tiver pressão alta, doença cardíaca ou ansiedade ou tomar antidepressivos inibidores da MAO e broncodilatadores.


Extraído do livro O Poder de Cura de Vitaminas, Minerais e Outros Suplementos.



PSORÍASE - AROEIRA

A aroeira-vermelha é nativa do Brasil. Seu fruto pequeno e de cor vermelha bem forte e brilhante, é muito procurado pela avifauna.  Quando frutifica, torna-se muito atraente, pois se recobre toda de cachos de frutos posicionados nas extremidades dos ramos. A pequena semente do fruto da aroeira-vermelha, redondinha e lustrosa inscreve-se entre as muitas especiarias existentes e que são utilizadas essencialmente para acrescentar sabor e refinamento aos pratos da culinária universal. O sabor suave e levemente apimentado da aroeira-vermelha, bem como sua bonita aparencia, de uso decorativo, permite seu emprego em variadas preparações, podendo ser utilizada na forma de grãos inteiros ou moídos. Ela é conhecida também como pimenta-rosa. A árvore pode alcançar até 10 metros de altura, de tronco com casca espessa e copa densa. De setembro a janeiro é período de floração, surgindo pequenas florzinhas de coloração amarelo-clara, bem aromáticas e que atraem abelhas.
O fruto contém mais de 5% de óleo essencial e as folhas mais de 2%. Em testes laboratoriais, o óleo essencial assim como o extrato das folhas demonstra uma poderosa ação anti-fúngica contra numerosos fungos e candida invitro. O óleo essencial e as folhas clinicamente tem demonstrado atividade antibacteriana e antimicrobial em grande número de bactérias e patógenos em numerosos estudos. Já a resina do fruto possui efeito purgativo. O óleo essencial (tanto do fruto quanto das folhas) possui ação fungicida e sabe-se que são excretados primeiramente através dos pulmões e rins. O óleo essencial é indicado em distúrbios respiratórios, pois contém alta concentração de monoterpenos. É eficaz em micoses, candidíase (uso local) e alguns tipos de protozoários intestinais. Possui ação regeneradora dos tecidos e é útil em escaras, queimaduras e problemas de pele. Tem ação cardiotonica (regula a arritmia e hipertensão, fortalecendo o coração). É utilizado externamente, em forma de loções, gel ou sabonetes, indicado para limpeza de pele, coceiras, espinha (acne), manchas, desinfeção de ferimentos, micosos e para banho. Um especial uso que possui é no tratamento de distúrbios circulatórios.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vamos pensar um pouco?

Uma amiga querida me emprestou um livro chamado Eu falo, tu falas...eles falam - um guia para comunicação entre espécies da Dra. Sheila Waligora.
Para quem gosta de animais e olha para esses seres como irmãos de caminhada, esse livro é um deleite. Para quem ainda não acordou, vale a pena ler e quem sabe, recuperar um pouco da memória ancestral . E para quem não gosta ....bem, aí só desejando que na próxima encarnação venha com um pouco mais de amor no coração!

PSORÍASE

Muitas pessoas apresentam esse incomodo nos dias de hoje. Há que se lembrar que antes de procurar uma causa física para esse problema, é importante se buscar no psicológico, no emocional, o que está afetando o seu equilíbrio a tal ponto, de provocar as coceiras e as feridas.
Existem vários tratamentos para a Psoríase. Na medicina alopática, os remédios são fortes, provocam efeitos colaterais e nem sempre conseguem resolver - e quando resolvem, deixam as pessoas com problemas novos a serem resolvidos.
Existem outros caminhos para o tratamento da psoríase: a homeopatia, os florais e claro, a aromaterapia.
Falando da minha praia, que é a aromaterapia, o creme à base de lavanda, aroeira, copaíba, olíbano, cedro e patchouli, tem apresentado resultados muito inspiradores.
Na próxima postagem, vou explicar um pouco de cada óleo, para quem sabe, poder ajudar a quem sofre com a psoríase a encontrar algumas respostas .